Dia 5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho comemora-se o  Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, além do II Ciclo sobre Saúde e Meio Ambiente, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, ocorrida no salão nobre da UFCSPA, está ocorrendo a exposição NO STRESS Oxidativo no Espaço de Exposições da Universidade.

A exposição fotográfica da Câmera Viajante Escola de Imagem, que se encerra no próximo dia 18 de junho,
traz fotografias do Rincão Gaia*, Aparados da Serra, Mata Atlântica e Porto Alegre Rural.



*Rincão Gaia é uma peculiar propriedade no interior do RS, com seus 30 hectares localizados no município de Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Lá funciona a sede rural e social da Fundação Gaia, fundada por José Lutzenberger.

A sociedade precisa manifestar a sua opinião sobre a proteção ao meio ambiente e exigir esta proteção como um exercício de legitimação da cidadania e dignidade humana. Precisamos apontar caminhos e oferecer alternativas para a superação da atual crise ambiental, preservando os valores ainda existentes e recuperando os valores que estão prestes a desaparecer. A crise da civilização contemporânea vem provocando acontecimentos como o desmatamento, a perda da biodiversidade, a exaustão do solo, a morte dos rios e lagos e a poluição do ar. Desta forma, o melhor meio de tratar as questões ambientais é assegurando a participação de todos os cidadãos interessados.


A ecologia, conceito historicamente recente, encontra um espaço significativo na produção artística contemporânea, inclusive na fotografia. No stress oxidativo apresenta imagens sobre a natureza produzidas pela equipe da Câmera Viajante Escola de Imagem em diversos ambientes, incluindo a Mata Atlântica e o Rincão Gaia, paraíso ecológico idealizado pelo ambientalista José Lutzenberger.

A ideia da exposição é atentar para a importância da boa qualidade do ar e seus benefícios para a saúde humana. As imagens captadas pela Câmera Viajante demonstram as belezas de um ambiente saudável, livre da exposição urbana aos poluentes do ar. Desta forma, vejo a fotografia da natureza como uma ferramenta singular de estímulo à sensibilidade individual para a preservação ambiental. Esta mostra nada mais é que uma proposta que integra ambiente, arte e cultura, contribuindo para uma sociedade mais consciente e responsável pela grande diversidade planetária.

Nesta exposição, entre uma imagem e outra, lembre-se que você pode “InspirAR, expirAR e suspirAR”. (Christian Lavich Goldschmidt – Curador)


Deixe seu comentário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo