GAÚCHOS CANSADOS E ACIMA DO PESO


            A pesquisa “Os Gaúchos e o Coração”, realizada com 1,5 mil gaúchos acima de 16 anos no período de 27 a 31 de julho em 25 municípios, revelou que o sobrepeso, o estresse e o tabagismo são as principais causas de doenças cardiovasculares no Rio Grande do Sul. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos, como mostra o Gráfico 1.


Gráfico 1 - Sexo dos entrevistados
Fonte: Gráfico elaborado para o Blog.

            Os dados foram apresentados no dia 22 de setembro pelo presidente da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs), Gilberto Lahorgue Nunes, e pela diretora do Instituto Methodus, Magrid Sauer.
            Os dados dos Gráficos 2 e 3 sobre o peso e os hábitos dos gaúchos preocupa a Sociedade de Cardiologia pois, como observou Lahorgue, “Esse é um grande fator de risco, que aparece de modo mais pronunciado nas pessoas acima de 45 anos, faixa etária em que 60% apresentaram excesso de peso.”



Gráfico 2 - Peso dos entrevistados
Fonte: Gráfico elaborado para o Blog.



Gráfico 3 - Hábitos dos gaúchos
Fonte: Gráfico elaborado para o Blog.



            E, segundo Lahorgue, a pesquisa é uma radiografia do perfil da população e tem por objetivo traçar estratégias de esclarecimento sobre a importância dos cuidados para a saúde e as medidas de prevenção, sem deixar de considerar características relevantes como as do gráfico 4.


Gráfico 4 - Outras características
Fonte: Gráfico elaborado para o Blog.

            Lahorgue informou ainda que a maior proporção de fumantes foi observada entre o público com menor escolaridade, em que mais de 50% tem até ensino médio (Gráfico 5), e menor renda. “Noventa por cento das pessoas adquirem o hábito de fumar até os 20 anos, ainda quando estão na escola.” As principais doenças cardiovasculares desencadeadas são infarto agudo, angina (dor no peito), hipertensão (pressão alta) e acidente vascular cerebral (AVC).


Gráfico 5 - Escolaridade dos entrevistados
Fonte: Gráfico elaborado para o Blog.

            Magrid declarou ser “um estudo inédito, pois olhamos para o Rio Grande do Sul de forma abrangente”.
Aproveitando a divulgação da pesquisa, a Socergs lançou a campanha “Quem ama a vida cuida bem do coração” e até o próximo domingo (26/09/10) promove a Semana do Coração.

Adaptação de:
GAÚCHOS cansados e acima do peso. Correio do Povo, Porto Alegre, 23 set. 2010. p. 10.

 Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo