A tecnologia na Medicina

                                                                  



          Nesta primeira década do século 21, significativos avanços médicos resultaram das descobertas científicas. 
          A arte de examinar um paciente e ouvir suas queixas clínicas para chegar a um diagnóstico vem sendo substituída pela tecnologia.
          Uma lesão cardíaca, antes detectada pela ausculta do coração, agora é diagnosticada pela fria rapidez de um exame ecocardiograma.
          Entretanto, sem a tecnologia, o tratamento médico não teria chegado a níveis anteriormente nunca imaginados.
          A radiologia intervencionista, minimamente invasiva, faz o diagnóstico e resolve o problema, sem cirurgia.
          Foi empregado no vice-presidente José Alencar, que teve um sangramento abdominal. O vaso responsável pela sangria foi obstruído por embolização, pelo mesmo cateter que levou o contrate localizador da área.
          A aplicação de "stents", molas introduzidas por cateterismo, tornam mais permeáveis coronárias obstruídas, substituindo parte das cirurgias de ponte safena. Uma técnica recentemente introduzida é a intervenção percutânea para doenças da válvula cardíaca aórtica.
          A nova válvula é inserida por cateter, através da pele, sem cirurgia. Indicada para pacientes de alto risco, foi introduzida pelo médico francês Alain Cribier em 2002 e desde 2008 está sendo usada em hospitais de São Paulo.


Julio Abramczyc
Médico formado pela Escola Paulista de Medicina, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, onde foi diretor-clínico e atualmente é reponsável pelo serviço de cardiologia. Na Folha desde 1960, já publicou mais de dois mil artigos e inúmeras reportagens de diferentes áreas da medicina.


Fonte: Folha de São Paulo, 2 de janeiro de 2011. Saúde.  


Deixe seu comentário:
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo