Eduardo Sarmento Leite


             Muitas vezes, nomes de ruas, avenidas e demais vias públicas, representam unicamente endereços de pessoas, de empresas e de lugares que precisamos localizar onde quer que estejam.

             Mesmo tendo esta importância, acabamos não sabendo quem é a pessoa que um dia foi homenageada com o nome que lhe foi atribuído. 

             É o caso, dentre tantos exemplos, da Rua Sarmento Leite, rua onde se localiza a nossa Universidade.

             Para trazer ao conhecimento de  pessoas que desconhecem quem foi Sarmento Leite, gaúcho de Porto Alegre que teve papel de destaque como médico e professor de medicina, trazemos esta breve biografia.

             Eduardo Sarmento Leite da Fonseca nasceu em 7 de abril de 1868, descendente dos Morais Sarmento, uma nobre família portuguesa.
            Diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1890, o eminente professor Sarmento Leite foi um dos fundadores, juntamente com Protásio Alves, da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje Faculdade de Medicina da UFRGS.
             Após sua formação em medicina, retornou à Porto Alegre, onde iniciou seus trabalhos na Santa Casa.
             O "professor dos médicos", como chegou a ser chamado, foi catedrático da instituição que criou e exerceu os cargos de vice-diretor por dois períodos (1907-1909 e 1910-1911) e diretor entre 1915 a 1935.
             Sarmento Leite também dirigiu o Hospital da Beneficência Portuguesa entre 1895 e 1899, além de ter sido conselheiro municipal de Porto Alegre no período de 1895 a 1899. Também foi eleito membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, onde foi patrono da cadeira 21.
             Médico notável, reconhecido em todo o país, Sarmento faleceu aos 67 anos, em 24 de abril de 1935.

Sarmento Leite
Fonte: Correio do Povo, 7 de abril de 2011 e Zero Hora, 24 de abril de 2010, p. 17.


Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo