Governo investirá R$ 1,5 bi em pesquisa para saúde em 4 anos


SOFIA FERNANDES

de Brasília
 
O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (8/09) que irá investir R$ 1,5 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação nos próximos quatro anos. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o valor é quatro vezes maior que nos quatro anos anteriores.

O dinheiro será destinado a ações estratégicas de pesquisa alinhadas a questões de saúde, como fomento à pesquisa, eventos científicos, formação e capacitação, apoio ao desenvolvimento de redes de pesquisa e à criação de entidades de pesquisa.

As ações serão escolhidas de acordo com prioridades estabelecidas no Plano Plurianual 2012-2015.

O ministério divulgou a criação da Plataforma Brasil, que vai unificar todos os registros de pesquisa envolvendo seres humanos e que deve dar mais agilidade à aprovação dos processos de pesquisa.

Também foi anunciada a criação do Rebec (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos), o primeiro registro de ensaios clínicos em língua portuguesa no mundo.

Durante o anúncio das novidades, o ministro Padilha voltou a falar da importância em investir no combate a doenças cardiovasculares, câncer, e no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

Afirmou ainda que o SUS (Sistema Único de Saúde) só será sustentável se o país investir cada vez mais em pesquisa e inovação na saúde.

Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo