Ministério da Saúde promove Dia Mundial de Lavar as Mãos

  

Ministro Alexandre Padilha vai pessoalmente a uma escola, em Teresina (PI), para conscientizar população sobre a importância do gesto para a saúde.

Manter as mãos sempre limpas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar doenças infecciosas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos. Para ajudar a difundir esta ideia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa de uma mobilização nacional que tem por objetivo alertar e conscientizar a população que ter mãos limpas é um direito e um dever.

Padilha estará na Escola Estadual Duque de Caxias, em Teresina (PI), integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), que está realizando ações em todo o país. A mobilização, que traz o tema “Saúde a gente também aprende na escola. Lave as mãos com água e sabão, sempre”, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O ministro Alexandre Padilha vai falar para os alunos, funcionários e professores sobre os benefícios do simples ato de lavar as mãos.

“No Programa Saúde na Escola, conseguimos mobilizar tanto profissionais de unidades básicas de saúde quanto o público escolar, professores, funcionários e alunos, para este ato simples que muitas vezes passa despercebido no dia a dia”, afirmou Raquel Turci, coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde.

Além do hotsite, que será disponibilizado para a rede de educação e saúde, o Ministério da Saúde também produziu cartazes educativos ensinando os passos básicos para lavar as mãos corretamente:

1 - Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;

2 - Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;

3 - Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;

4 - Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;

5 - Enxague bem as mãos com água;

6 - Seque as mãos com papel toalha. E utilize-o para fechar a torneira.

Segundo a orientação da Organização Mundial de Saúde, a lavagem das mãos deve durar de 40 a 60 segundos, o equivalente a cantar duas vezes "Parabéns a você".

Saúde na Escola - O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial 6.286 de 5 de dezembro de 2007, surge como uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC) na perspectiva da atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, com ações realizadas por Equipes de Saúde da Família e Equipes das Escolas. Até este ano, mais de 2.800 municípios já pediram adesão ao Programa, com isso mais de 200 mil educandos vão ser beneficiados com as ações.

FONTE: Ministério da Saúde, 14 de outubro de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo