Comemoração dos 10 anos da Biblioteca

    

      Como já divulgamos aqui no Blog, a Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo estará completando 10 anos de atividades nas novas instalações, na quinta-feira, dia 28 de junho. 

      Para quem não sabe como a biblioteca foi criada, divulgamos abaixo um breve histórico que conta um pouco de sua trajetória, que começou bem antes destes 10 anos  e que através do esforço de vários profissionais, como médicos, professores, bibliotecários e funcionários da instituição, contribuíram para que tenhamos a biblioteca que temos hoje. 
      A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo foi criada em 1962 na então Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA, através da dedicação e empenho de um grupo de médicos que voluntariamente solicitaram aos colegas e à comunidade, doações de obras de Medicina para dar início à formação de seu acervo.
    As atividades da biblioteca iniciaram em uma sala de leitura sob a responsabilidade do professor Pedro Chaves Barcellos, que foi seu primeiro diretor.
   O acervo era composto de obras básicas e por doações obtidas através de campanhas.
  Em 1967, a biblioteca foi transferida para o Hospital Santa Rita, enquanto as novas instalações eram construídas.

   Em 1970, com a conclusão das obras, todo o acervo e mobiliários voltaram para o novo local, situado no subsolo da Universidade e onde hoje se localizam os setores administrativos.
   Em 1972 a biblioteca recebeu o nome de Paulo Lacerda de Azevedo, em homenagem ao professor de microbiologia que foi um grande incentivador da sua criação.
   Em 1999, devido à demanda por maior espaço e funcionalidade, foi realizado um concurso de arquitetura com o objetivo de remodelar a área da antiga capela, subutilizada pela comunidade acadêmica. Os vencedores do concurso foram os que apresentaram o melhor projeto arquitetônico para o complexo formado por biblioteca – capela – cafeteria - espaço de artes, criando um novo espaço de acesso ao conhecimento.  
   Com a finalização das obras, a biblioteca foi inaugurada em 28 de junho de 2002.

   O complexo conta com 1.057m2 de espaço físico, 48 terminais de computadores, 8 salas para estudos em grupo.
   Em 2010 a biblioteca agregou a sala 618, localizada no sexto andar do prédio principal, passando a oferecer mais 24 terminais de computadores destinados à pesquisa on-line.


   Ao longo desses anos, a biblioteca se adaptou às transformações de acesso à informação, sempre procurando oferecer recursos e serviços de qualidade aos seus usuários consciente de sua importância e responsabilidade dentro da instituição, que é hoje referência educacional na área da Saúde.


                      Participe das atividades de comemoração:


     Quarta-feira, 27 de junho de 2012, às 10h30min.

    Divulgação e demonstração dos novos recursos adquiridos - AccesMedice e AccessPharmacy - com a presença da Excelentíssima Pró-Reitora de Graduação, Profª. Maria Terezinha Antunes.

    Quinta-feira, 28 de junho de 2012.

11h30min.  Apresentação do Coral da Universidade, com a presença do Excelentíssimo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Professor Luiz Henrique Telles da Rosa.

18h30min. Happy hour musical, com apresentação dos alunos do 3º ano do Curso de Biomedicina, Fernanda Teixeira Subtil e Thiago Lopes Jarces.


    Também haverá a exposição de um livro raro de 1840  adquirido pela Biblioteca, intitulado: Nouvelles démonstrations d’accouchements, de J.-P. Maygrier, quando será mostrado em vídeo, o processo de restauração da obra.


Local: Biblioteca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo