FAPESP e Thomson Reuters anunciam acordo para integração de bases de informação científica

  
Integração da base SciELO de periódicos científicos à Web of Knowledge aumentará a visibilidade internacional da ciência feita em países de idioma latino (FAPESP)

A FAPESP e a divisão de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters anunciaram, no dia 25 de julho, um acordo para integrar a base de dados do Programa Scientific Electronic Library Online (SciELO) à Web of Knowledge, a mais abrangente base internacional de informações científicas.

A associação ampliará a visibilidade e o acesso à produção científica do Brasil e de outros países da América Latina, Caribe, África do Sul, Espanha, Portugal, permitindo a pesquisadores científicos analisar o conteúdo regional no contexto da produção científica internacional.

“Apoiada pela FAPESP desde 1998, a base SciELO é uma das primeiras iniciativas a oferecer acesso aberto à literatura científica. O acordo com a Web of Knowledge abre novos horizontes para a missão da SciELO de aumentar a visibilidade da ciência feita na América Latina, Espanha e Portugal”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“É nossa missão superar as barreiras de distribuição e divulgação que os periódicos científicos de países em desenvolvimento enfrentam, aumentando a acessibilidade à informação científica gerada localmente”, disse Abel Packer, coordenador da SciELO.

“Dar maior destaque à pesquisa feita na América Latina e em outras áreas em desenvolvimento por meio da Web of Knowledge significa que a contribuição de nossos pesquisadores será uma parte mais visível do discurso científico global”, completou.

Atualmente, a SciELO publica cerca de 40 mil novos artigos a cada ano, de mais de 900 periódicos científicos de acesso aberto da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Portugal, África do Sul, Espanha e Venezuela. A hospedagem dos dados desta base no portal Web of Knowledge é parte de um processo de expansão do conhecimento que destaca a produção científica, pesquisadores e centros de pesquisa regionais.

"A parceria com a SciELO não apenas irá aumentar o alcance da pesquisa científica de países em desenvolvimento, mas também trará uma nova profundidade a nossos próprios dados. Pesquisadores de todo o mundo terão novos insights a partir do impacto das pesquisas que emanam destas regiões", disse Keith MacGregor, vice-presidente executivo da Thomson Reuters.

Mantida pela Thomson Reuters, empresa provedora de informações com sede em Nova York, a Web of Knowledge oferece acesso às maiores bases de citações de artigos internacionais, abrangendo um período de mais de 100 anos de pesquisa em mais de 24 mil dos periódicos de maior impacto no mundo, assim como a milhares de anais de conferências acadêmicas e livros acadêmicos.

A SciELO é um programa da FAPESP para a publicação de periódicos científicos de acesso aberto na internet. Especialmente concebido para atender às necessidades da comunidade científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e os países do Caribe, o modelo da SciELO compreende controle de qualidade e instrumentos para medir a frequência de uso e o impacto dos periódicos que publica.

A base foi lançada em 1998 pela FAPESP em cooperação técnica com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/OPAS/OMS). Desde 2002, o projeto também é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde seu lançamento, o modelo de publicação SciELO foi progressivamente adotado por instituições de pesquisa nacionais de países ibero-americanos e da África do Sul que compõem a Rede SciELO.

FONTE: Agência FAPESP, 27/07/2012

Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo