Ministério da Saúde lança campanha para estimular doação de órgãos
Peças publicitárias trazem personagem transplantado há sete anos
pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha lançou, na quarta-feira (25),
a nova campanha que marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos,
comemorado nesta sexta-feira (27) - com as mensagens-chave Não deixe a
vida se apagar. Seja doador de órgãos. Fale com sua família. A campanha
tem objetivo de sensibilizar e estimular a doação de órgãos em todo
país. O Brasil é referência mundial no campo dos transplantes.
Atualmente, 95% das cirurgias no país são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é gerenciado pelo
Ministério da Saúde, pelos estados e municípios.
Nas peças da campanha deste ano, o protagonista é Matheus Bitencourt
Lazaretti, de sete anos, que foi transplantado há alguns anos. Em 2007, a
criança também participou da campanha anual de estímulo à doação de
órgãos.
Confira o vídeo da campanha:
Confira o vídeo da campanha:
Durante a solenidade, o engenheiro Haroldo Rodrigues da Costa,
transplantado de rim desde 1997 dez um depoimento emocionado. Defensor
da divulgação da importância dos transplantes, Costa disse que é um
vitorioso por ter conseguido um doador de rim. “As pessoas que estão à
espera por um transplante, assim como eu, podem vencer”, disse comovido.
Depois do transplante, ele já participou de quatro participações no
World Transplant Games, nos anos de 1999, em Budapeste, Hungria; 2003,
em Nancy, na França; no ano de 2011, em Gothenburg, Suécia; e 2013, em
Durban, na África do Sul. O evento reúne 1,5 mil participantes de 50
países, a cada dois anos. Haroldo Costa contou que foi premiado duas
vezes, nos anos de 2011 e 2013, com medalha de bronze na modalidade
tênis de dupla, disputada com Edson Arakaki, transplantado de rim.
AÇÕES – O Ministério da Saúde vem investindo na adoção
de medidas para estimular a doação de órgãos no país. Uma foi a parceria
firmada entre o MS e o Facebook, que completou um ano no dia 30 de
julho deste ano. Essa ação permite ao internauta se declarar doador em
seu perfil na rede de relacionamento. De 2012 eram 121 mil e, hoje, são
135 mil, aumento de 12% no número de internautas que se declaram
doadores.
DIVULGAÇÃO - As peças da Campanha Nacional de Doação de
Órgãos 2013 incluem vídeo para televisão, spot de rádio, 177,2 mil
cartazes, 450 mil filipetas, e-mail marketing, intervenções na internet,
no Facebook e Twitter, além de anúncios em revistas e jornais. Também
serão veiculadas peças em mídia alternativa – televisões instaladas em
elevadores e metrôs.
Para o vídeo da campanha é exibida uma sequencia de cenas com velas que
se ascendem e apagam, simbolizando a vida que pode iluminar outras
vidas. Em materiais gráficos, informações e esclarecimentos úteis quanto
ao processo de doação de órgãos. Por exemplo, para ser doador no
Brasil, não há necessidade de fazer uma declaração por escrito, em
nenhum documento. Basta conversar com a família sobre o desejo de ser
doador. A doação só acontecerá após a autorização da família.
Vários órgãos sólidos podem ser doados, como fígado, coração e pulmão,
além de tecidos (córnea) e medula óssea. No caso de doador falecido,
deve haver a constatação da morte encefálica, diagnóstico dado por dois
médicos diferentes, com a comprovação de exame complementar,
interpretado por um terceiro profissional. Portanto, não existe dúvida
quanto ao diagnóstico.
DOADORES –De acordo com o Ministério da Saúde,
melhorou a aceitação familiar quanto à doação. A negativa para doação
caiu de 80%, em 2003, para 45%, em 2012. Entre os fatores que
influenciaram essa mudança estão ações desenvolvidas pelo Ministério da
Saúde, como lançamento anual de novas campanhas, parceria inédita com o
Facebook e criação de incentivos financeiros para ampliar os serviços
habilitados.
Outro dado que reforça essa mudança de comportamento é a de que o
Brasil levou 23 anos (1987 a 2010) para chegar a 9,9 doadores por
milhão de pessoas (PMP). Já nos últimos três anos, esse número cresceu
para 13,5 doadores por milhão da população (1º semestre de 2013). Meta
do Brasil é chegar 15 por milhão até 2014. Em 2012, esse percentual
fechou em 12,8 doadores. Por outro lado, houve queda de 40% na
quantidade de pessoas na fila de espera por transplantes nos últimos
anos. Os números caíram de 64.774, em 2008, para 38.759, em 2013.
Por Ubirajara Rodrigues, da Agência Saúde.
FONTE: Portal da Saúde, 25/09/2013
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