Profissionais de genética encontram conteúdo especializado no Portal de Periódicos

A genética é uma categoria das Ciências Biológicas com vasto campo de atuação. O especialista da área pode tratar de segmentos ligados aos reinos animal, vegetal e humano, com abordagem de tópicos como genética do desenvolvimento, de microrganismos, molecular, de populações, evolucional, engenharia genética, aconselhamento genético, entre outros. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza um rol de conteúdos com a temática, incluindo a base de dados da Genetics Society of America (GSA). 

De acordo com um levantamento realizado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil apresentou nos últimos anos um déficit na quantidade de geneticistas, registrando em média um profissional por 1,25 milhão de brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que haja um geneticista para cada 100 mil habitantes. A Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) confirma a tendência: segundo a entidade, essa é a especialidade com menos médicos com título dentre 53 especialidades avaliadas.

O fomento a pesquisas da área tem se mostrado imprescindível. Com os avanços da tecnologia, é possível, por exemplo, mapear os genes humanos e detectar doenças muito antes que elas se manifestem – entre outras intercorrências que podem ser evitadas ou controladas. A plataforma da GSA contribui com essa necessidade, por meio da revista científica Genetics. O periódico publica pesquisas originais de alta qualidade, que apresentam novos achados sobre genética e genômica, além de estudos empíricos de organismos que vão desde micróbios a humanos, bem como trabalhos teóricos.
Capa da edição de outubro (Imagem: GSA)
Genetics é uma publicação revisada e editada por pares, com alcance internacional e crescente visibilidade e impacto. Os usuários encontram no título vários tipos de conteúdo, como comentários, questões atuais de interesse para os geneticistas, perspectivas históricas e material para introduzir a literatura primária em sala de aula, além de coleções temáticas, com perspectivas de seleção genômica, populações multiparentais, genética do sexo e outras.

A edição de outubro já está disponível* para a comunidade acadêmica e científica que acessa o Portal de Periódicos – os usuários encontram em texto completo todos os volumes com período de cobertura a partir de 1916. O acesso à revista científica pode ser feito a partir da opção Buscar base, via plataforma Highwire Press ou diretamente na caixa de pesquisa Buscar periódico.

*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.
Alice Oliveira dos Santos

Fonte:  Portal CAPES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo