Sociedade Americana de Nutrição disponibiliza acesso a quatro títulos da área

Alimentação é assunto sério. Para auxiliar grande parte da população que não sabe como seguir bons hábitos – apesar do interesse e da boa intenção muitas vezes estarem presentes – existe um profissional que se qualifica nessa seara: o nutricionista. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza no seu acervo várias opções de pesquisa para especialistas da área, incluindo* os periódicos da American Society for Nutrition (ASN). 

O Brasil apresenta crescente preocupação com os problemas de nutrição que assolam o país e o mundo. Tanto que foi, segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira nação a se comprometer formalmente com metas específicas para a Década de Ação em Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU). O envolvimento foi consolidado em maio deste ano, durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As metas estabelecidas têm relação com o aumento de peso e os hábitos alimentares dos brasileiros. São elas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em, pelo menos, 30% da população adulta, e ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente em, no mínimo, 17%.

Entre nutricionistas e técnicos de nutrição registrados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje o Brasil tem mais de 140 mil profissionais. O acesso à informação técnica e científica é de fundamental relevância para fomentar os estudos da área e contribuir para a redução dos hábitos nocivos da população. A ASN edita quatro periódicos especializados no segmento: o American Journal of Clinical Nutrition, o Journal of Nutrition, o Advances in Nutrition e o Current Developments in Nutrition. 

O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção Buscar base ou por cada título, no link Buscar periódico. Os títulos também podem ser localizados na plataforma Highwire Press.

The American Journal of Clinical Nutrition (Imagem: AJCN)
The American Journal of Clinical Nutrition (AJCN)

O título publica pesquisas recentes sobre temas em nutrição, como obesidade, vitaminas e minerais, doenças relacionadas a problemas de nutrição e metabolismo energético. O AJCN foi o único periódico de nutrição a ser selecionado pela Associação de Bibliotecas Especiais (Special Libraries Association – SLA) como uma das 100 revistas científicas mais influentes em Biologia e Medicina dos últimos 100 anos. O conteúdo disponível no Portal varia de 1952 até o ano corrente.

The Journal of Nutrition (Imagem: JN)
The Journal of Nutrition (JN)

O JN se dedica a publicar de maneira rápida estudos originais sobre todos os aspectos da nutrição humana e animal. Altamente citado e recomendado, segundo informações da ASN, os artigos do JN são frequentemente consultados por pesquisadores, líderes governamentais e profissionais de saúde que exigem os dados mais recentes para tomar decisões clínicas e políticas relacionadas à saúde. Disponível no Portal de Periódicos a partir de 1928 até o presente.

Advances in Nutrition: An International Review Journal (Imagem: AN)
Advances in Nutrition: An International Review Journal (AN)
A revista científica AN publica artigos de revisão que destacam o significado da pesquisa recente em nutrição e ilustram o papel central da nutrição para promoção da saúde e prevenção de doenças. Com conteúdo inovador, o título acompanha o crescimento da demanda pelo conhecimento nutricional mais recente e já se tornou um recurso confiável entre publicações acadêmicas do segmento. O conteúdo está disponível a partir de 2010 até a edição corrente.


Current Developments in Nutrition (Imagem: CDN)
Current Developments in Nutrition (CDN)
A ASN expandiu seu programa de publicações em 2017 com o lançamento do CDN – periódico que engloba todas as ciências da nutrição em formato open access. O título publica desde estudos profundos e mecanicistas em níveis moleculares, bioquímicos e celulares até pesquisas sobre metabolismo e saúde clínica. Artigos de áreas de pesquisas emergentes, como políticas de alimentação e nutrição, sistemas agrícolas e alimentares, educação nutricional, avaliação dietética e alimentação animal, também compõem o escopo do CDN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo