12 de Outubro – Dia da Cirurgia Infantil

            Além do dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, amanhã se comemora o dia da Cirurgia Infantil, que, segundo Curti (1972) é uma especialização do final da década de 40 consolidada devido a visão da criança como criança, ou seja, com características próprias e não uma “miniatura do adulto”. Juntamente com a alta mortalidade observada quando esta era assistida em serviços cirúrgicos gerais e incidência predominante ou exclusiva de afecções.
            Para Vasconcellos e Melo (2005) o crescimento da cirurgia pediátrica só foi possível devido a avanços nos conhecimentos das particularidades anatômicas, fisiológicas, imunológicas e psicológicas das várias faixas etárias permitindo uma abordagem diferenciada de cada uma delas. E devido ao surgimento e aprimoramento das Unidades de Terapia Intensiva neonatais e pediátricas.
            Ainda que o bom entrosamento entre as equipes (cirúrgica, anestésica e clínica) seja de grande importância em qualquer tratamento cirúrgico, quando no tratamento de infantes este se torna imprescindível. Sendo também, fundamental o conhecimento científico aliado à sensibilidade de cada membro de uma equipe multidisciplinar na abordagem da criança.

            Aqui fica uma dica de vídeo, o cirurgião pediátrico Paulo Roberto Bueno falando sobre sua experiência em um hospital de Assis, SP.


            E, para quem tem interesse na especialidade, estão abertas as inscrições para a prova realizada pela Associação de Cirurgia Pediátrica com provas a serem realizadas entre os dias 19 a 21 de novembro em Belo Horizonte.

REFERÊNCIAS
BUENO, Paulo Roberto. Cirurgia pediátrica: uma brincadeira muito séria. Assis, [200-?]. 1 video online (11 min.): son., color. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nGMWTeWPc9M&feature=related. Acesso em: 29 set. 2010.

CURTI, Primo. Cirurgia pediátrica. São Paulo: Sarvier, 1972.

VASCONCELLOS, Marcos Carvalho de; MELO, Maria do Carmo Barros de. Particularidades das faixas etárias pediátricas. In: PEREIRA, Regina Maria; SILVA, Ana Cristina Simões ; PINHEIRO, Paulo Fernando Martins. Cirurgia pediátrica: condutas clínicas e cirúrgicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.


Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo