16 de Abril - Dia Mundial da Voz


Anualmente, em 16 de abril, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa comemora o “Dia Mundial da Voz”, celebração orgulhosamente iniciada no Brasil em 1999 que, a partir de 2003, passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da comemoração é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana e favorecer o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. Estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros tenham alguma dificuldade na voz que possa atrapalhar a comunicação pessoal e profissional, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar.

A ocorrência desses problemas é maior em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como os professores (população de maior risco), atores e cantores, além dos operadores de telesserviços, podendo atingir alarmantes índices de 25% em algumas condições de trabalho. Além disso, a rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer e a maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe também apresentam problemas com a voz.

A celebração do “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância por representar uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. A abrangência da Campanha da Voz 2010 foi estimada em 8 milhões de pessoas. Para a Campanha da Voz 2011, acreditamos no aumento da abrangência nacional por contarmos com o apoio da cantora Ivete Sangalo, que gentilmente cedeu o direito de imagem, tanto nas fotos como no vídeo de divulgação para veiculação na mídia.

Informações da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Departamento de Voz (SBFa)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo