ONU quer declarar guerra a doenças não transmissíveis



A ONU quer declarar guerra às doenças não transmissíveis como câncer, diabetes e hipertensão, e para isso realizará na próxima semana em Nova York uma reunião de alto nível para criar uma nova agenda de trabalho e combater esses males.

"Será um marco para a saúde pública", disse na quinta-feira (15) à imprensa o especialista da OMS (Organização Mundial da Saúde) Ala Alwan, garantindo que nos próximos dias 19 e 20 de setembro serão criadas as bases de uma nova estratégia mundial contra essas doenças.

Coincidindo com a semana na qual se iniciam os debates públicos do 66º período de sessões da Assembleia Geral da ONU, o organismo reunirá 34 chefes de Estado e de governo, assim como 50 ministros e muitos especialistas na matéria para desenhar um plano estratégico para os próximos anos.

Alwan destacou a importância da iniciativa, já que essas doenças "lideram as causas de mortalidade em nível global" e são "problemas que crescem a um ritmo muito rápido", por isso a ONU e a comunidade internacional devem atuar com rapidez para frear seu impacto.

O especialista da OMS lembrou que a estimativa é que, nos próximos dez anos, a mortalidade por essas doenças aumente em 17%, principalmente na África, no Oriente Médio e no sudeste asiático.

Em 2008, segundo Alwan, as doenças não transmissíveis mataram 36 milhões de pessoas, sendo que 90% dessas mortes ocorreram em países menos desenvolvidos.

Alwan espera que o encontro sirva para que os governos estabeleçam compromissos relacionados com a vigilância e o acompanhamento das doenças, a redução dos fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, as dietas pouco saudáveis e a falta de exercício.


Leia também: Doenças não transmissíveis são principal causa de morte no mundo

Fonte: Folha.com, 16/09/2011.

Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo