Som da voz e cheiros provocam atração física entre as pessoas


Especialistas destacaram como o ser humano se comporta quando ama.
Confira histórias pelo Brasil de casais apaixonados que vivem com saúde.
 
A paixão serve de incentivo para muitos casais viverem melhor e com mais saúde. Isso porque a vida a dois pode servir de motivação para as pessoas terem uma alimentação mais saudável e se exercitarem juntas. O sexo também pode ser uma atividade intensa e prazerosa.

Neste 12 de junho, Dia dos Namorados, o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella e o ginecologista José Bento destacaram como a paixão age no corpo humano.

O programa também mostrou várias histórias inspiradoras de casais que aprenderam a se unir para ter mais saúde e qualidade de vida. Esses relatos vieram de Jundiaí (SP), da capital paulista e de Recife.

Segundo os médicos, geralmente escolhemos pessoas que têm o sistema imunológico incompatível com o nosso, para que possamos promover uma variedade genética maior.

Essa descoberta é feita inconscientemente, pela troca de saliva. O suor também é um fator de escolha: estudos mostram que as pessoas preferem um cheiro que também é incompatível com o seu próprio.

São vários os hormônios e neurotransmissores responsáveis pela química entre duas pessoas. A feniletilamina comanda a atração pelo outro.
 
O primeiro estímulo que temos quando vemos alguém é registrado pelo diencéfalo, parte do cérebro que identifica a imagem da mesma espécie. Em seguida, o som da voz e os feromônios, cheiro liberado por homens e mulheres, provocam a atração física.

Os estímulos visual, olfativo e auditivo fazem com que se ativem a feniletilamina e também a dopamina – que garante a sensação de prazer e bem-estar – e a ocitocina – conhecida como hormônio da paixão e do amor, provocando uma sensação de aconchego ao toque ou carícias.

Quando um indivíduo está apaixonado, a pele também fica mais sensível ao toque, porque seus mais de 5 milhões de receptores se ativam.

Leia mais e assista aos vídeos aqui.

FONTE: G1 - Bem Estar, 12/06/2012





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo