Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular tem quinto maior fator de impacto entre as publicações na área


Por Elton Alisson


A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) atingiu um fator de impacto de 1,239 no 2011 Journal Citation Reports, divulgado pela Thomson Reuters, que avalia os fatores de impacto das principais revistas científicas no mundo.

Em 2010, o fator de impacto da revista, publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), era de 0,963. Com o aumento de 30% de seu número médio de citações de artigos científicos publicados no periódico em 2011 em relação a 2010, a RBCCV passou a ser a 5ª publicação com maior fator de impacto na área cardiovascular no mundo.

“Isso se deve à qualidade que a cirurgia cardíaca brasileira alcançou, que é reconhecida hoje no mundo inteiro”, disse Walter Gomes, presidente da SBCCV, à Agência FAPESP.


“A maioria das técnicas e conceitos utilizados na cirurgia cardíaca no mundo hoje, como a cirurgia de revascularização do miocárdio, foi desenvolvida por cirurgiões brasileiros. O reconhecimento da qualidade da cirurgia brasileira e da produção científica dos nossos pesquisadores na área é um dos fatores responsáveis pela projeção que a RBCCV possui internacionalmente”, avaliou Gomes.

As revistas científicas internacionais com maior fator de impacto na área são a Annals of Thoracic Surgery, da The Society of Thoracic Surgeons, com fator de impacto de 3,741; o The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, da The American Association for Thoracic Surgery, com fator de impacto de 3,406; e o European Journal of Cardio-Thoracic Surgery, da European Association for Cardio-Thoracic Surgery, com fator de impacto de 2,550.

Entretanto, o conteúdo publicado nessas revistas científicas internacionais é restrito e só pode ser realizado, na maioria dos casos, mediante pagamento.

Como o conteúdo da RBCCV é totalmente aberto e disponibilizado gratuitamente em bases como a da biblioteca eletrônica SciELO, da Bireme/FAPESP, além de no site próprio da revista, de acordo com Gomes, a publicação brasileira vem recebendo parte dos artigos científicos que antes eram destinados às publicações estrangeiras.

“Os pesquisadores querem que seus artigos sejam lidos pelo maior número possível de cientistas de sua área. Como o conteúdo da RBCCV é disponibilizado tanto em bases como a SciELO como em outros endereços na internet, o pesquisador sabe que publicando na nossa revista seu artigo terá maior visibilidade”, estimou Gomes.

Com periodicidade trimestral, a revista é publicada desde 1986 em português e inglês e conta atualmente com uma equipe de 100 revisores, que está em ampliação.

Além da edição on-line, com acesso livre e gratuito e disponibilizado nos formatos PDF, EPUB e FLIP, a revista também tem uma versão impressa, cujo número de exemplares deverá ser reduzido drasticamente nos próximos meses.

“Nós fizemos uma enquete que apontou que menos de 20% dos leitores da RBCCV querem continuar a ler a revista na versão impressa. Em função disso, vamos reduzir a tiragem da edição impressa”, contou Gomes.

De acordo com ele, atualmente o site da revista registra, aproximadamente, 3,5 mil visitas por dia, de pesquisadores de diferentes partes do mundo. E, em breve, a publicação contará como uma nova seção de imagens de cirurgias cardiovasculares.

“Nosso desafio agora é tornar a RBCCV a quarta revista com maior fator de impacto entre os periódicos científicos da área de cirurgia cardiovascular”, afirmou Gomes.

Entre os destaques da última edição da revista estão os artigos “Comparação de parâmetros eletrofisiológicos das estimulações cardíacas endocárdicas septal e apical”, “Fatores de risco para síndrome de baixo débito cardíaco após cirurgia de revascularização miocárdica” e “Uso do balão intra-aórtico no trans e pós-operatório de cirurgia cardíaca: análise de 80 casos consecutivos”.


FONTE: Agência FAPESP, 16/08/2012

Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo