Fundação Bill & Melinda Gates seleciona projetos inovadores de saúde em parceria com as FAPs


Seleção de projetos inovadores na área da saúde

          Uma boa ideia na cabeça, duas páginas de inscrição e é tudo o que você precisa para concorrer ao financiamento de 150 a 200 mil dólares oferecido pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa) de 17 estados brasileiros. O Grand Challanges Explorations (GCE) é um programa de financiamento para indivíduos com ideias inovadoras e arrojadas para solucionar grandes desafios na área de saúde, agricultura e desenvolvimento.

          Lançado pela Fundação Bill & Melinda Gates em 2008, o GCE já financiou mais de 700 pesquisadores de 45 países. Desde seu início, inúmeros brasileiros já concorreram, mas apenas três foram contemplados. "O Brasil tem uma grande capacidade inovadora, com um número expressivo de artigos científicos publicados", disse Steve Buchsbaum, Diretor Adjunto de Descoberta e Pesquisa Translacional da Fundação Bill & Melinda Gates. "Com esta parceria com as FAPs, queremos estimular uma participação maior de inovadores brasileiros que apresentem ideias fortemente promissoras".

          O GCE está aberto a pesquisadores de diferentes áreas e níveis de experiências: estudantes, professores, Ph.D. e cientistas das mais diversas organizações tais como universidades, laboratórios públicos, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas.

          A inscrição é feita online e o candidato preenche apenas duas páginas de apresentação da proposta. Não há necessidade de enviar dados preliminares ou comprovação de sucesso. O projeto precisa apenas ser novo e com potencial de provocar uma mudança significativa. Os selecionados serão conhecidos no início de 2013 e receberão 100 mil dólares da Fundação Bill & Melinda Gates para sua execução, mais um complemento de 50 a 100 mil dólares das FAPs parceiras. Os projetos bem sucedidos com os recursos iniciais terão a oportunidade de concorrer a um financiamento adicional de até 1 milhão de dólares.

          "Este é mais um importante instrumento de apoio à inovação e acreditamos que essa complementação de financiamento oferecida pelas FAPs reflete a confiança que temos na capacidade dos cientistas brasileiros em contribuir para a saúde global", afirma o Professor Mario Neto, presidente da FAPEMIG e da CONFAP, a Confederação Nacional das FAPs.

          O GCE realiza duas chamadas públicas por ano e contempla aproximadamente 80 projetos a cada rodada. Esta chamada receberá propostas entre os dias 5 de setembro e 7 de novembro de 2012. A cada rodada, 4 a 6 desafios são apresentados em busca de soluções originais. Para a 10ª rodada as propostas devem se enquadrar nos tópicos abaixo:

• Novas Abordagens para a Investigação de Compostos Antimalária;

• Projetos de Cooperação Funcionam. Conte Isso para Todo Mundo;

• Novas Abordagens em Sistemas Modelo, Diagnósticos e Medicamentos para Doenças Tropicais Negligenciadas Específicas;

• Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras.

          Para ter acesso a descrição completa dos tópicos e outras informações visite nossa página em português: www.grandchallenges.org/bre


Antes de enviar a proposta, o candidato deve criar uma conta no site do GCE: www.gce.gatesfoundation.org


FONTE: FAPERGS, 21/09/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo