Plataforma dos treinamentos online passa por atualização e oferece novas funcionalidades

No dia 24/03, a plataforma do serviço de Conferência Web – Mconf – passou por uma manutenção evolutiva. A ferramenta, oferecida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é utilizada desde 2016 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para que os usuários do Portal de Periódicos tenham acesso à capacitação online da biblioteca virtual.
Segundo Rodrigo Azevedo, analista da RNP, o upgrade foi necessário para atualizar a versão do componente onde a sala virtual de conferência web é executada. Nesse processo, novas funcionalidades foram acrescentadas à ferramenta. “Nenhum mecanismo da antiga versão foi removido, mas algumas funcionalidades foram evoluídas. Creio que o recurso de enquetes é a grande novidade desta versão, além de um compartilhamento de tela mais simples e eficiente”, destaca Azevedo.

O público do Portal de Periódicos tende a usufruir dos avanços durante a participação nos treinamentos online. “Com a atualização, o MConf ganha melhor qualidade na reprodução das gravações, compartilhamento de tela com maior qualidade, melhorias no áudio e no vídeo e estabilidade geral do sistema”, confirma o analista da RNP.

Entre as evoluções do serviço disponibilizadas na nova versão estão:

- Introdução do Mconf-Deskshare, compartilhamento de tela nativo do Mconf;
- Enquetes em tempo real: possibilidade de interagir com os participantes da reunião enviando uma enquete durante a apresentação;
- Melhorias na estabilidade e recuperação de erros nas notas compartilhadas;
- Novo reprodutor de gravação;
- Introdução do recurso de Forward Error Correction (FEC), que provê maior qualidade em redes deterioradas.

Com a implantação do Mconf-Deskshare, a limitação dos navegadores que não têm suporte para o Java está resolvida. “É muito importante instalar o Mconf-Deskshare (disponível neste link) com antecedência. Se o usuário instalar durante a aula, pode perder minutos preciosos da apresentação”, sugere Rodrigo Azevedo. Além disso, a RNP continua recomendando o uso dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

Em caso de dúvidas sobre o MConf, os usuários podem entrar em contato com o Service Desk da RNP pelo e-mail sd@rnp.br.

Para mais informações sobre os treinamentos online do Portal de Periódicos e inscrições, clique aqui.

Alice Oliveira dos Santos

Fonte: Portal CAPES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo